STF suspende liminares de indulto natalino para presos também condenados por crimes mais graves; entenda

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, a pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), a suspensão de liminares concedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) — em habeas corpus — que autorizavam indulto natalino para crimes não previstos em decreto do presidente da República. A decisão do STF será submetida ao Pleno do STJ em fevereiro.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Conforme decisão publicada pelo STF no último dia 31 de dezembro de 2023, a interpretação da Corte Suprema e dos tribunais estaduais é no sentido de que o indulto a crimes menos graves somente poderia ser concedido caso o apenado não tivesse pena a cumprir em relação a crimes mais graves, denominados crimes impeditivos. Por exemplo, são os delitos hediondos, tráfico de drogas, envolvendo violência doméstica, entre outros.


Contudo, a nova interpretação dada pelo STJ que autorizava o indulto a crimes ditos menos graves, independentemente do cumprimento da pena dos casos envolvendo os delitos mais graves ou os chamados crimes impeditivos, estava causando a cassação das decisões de inúmeros tribunais do país. Neste caso, houve o entendimento de que estava se gerando uma insegurança jurídica na aplicação destas medidas.


Conforme o pleito da Procuradoria de Recursos do MPRS, as decisões do STJ também estavam trazendo risco à segurança pública e à confiança de várias instituições em relação ao Poder Judiciário.


Indulto de Natal

O indulto de Natal significa o perdão total ou parcial da pena do condenado. Após o presidente da República assinar um decreto, sempre em dezembro de cada ano, é preparada uma lista que passa por avaliação jurídica. Desta forma, o benefício é concedido após a solicitação e análise do caso, o que pode levar alguns meses.


O indulto não é a mesma coisa que saída temporária, que tem por objetivo a ressocialização do apenado, sendo que este deve retornar ao estabelecimento prisional conforme lhe for determinado.


*Com informações do MP-RS.


Leia mais:

Homem é preso após se passar por cliente e fugir com veículo de revenda em cidade da região

Jovem é preso com arma, munições e drogas na Vila Oliveira em Santa Maria



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Policiais do 1º RPMon recebem a visita de pequeno fã da instituição Anterior

Policiais do 1º RPMon recebem a visita de pequeno fã da instituição

Táxi perde o controle, capota e atinge dois carros no centro de Santa Maria Próximo

Táxi perde o controle, capota e atinge dois carros no centro de Santa Maria

Polícia/Segurança